Celebrou-se no dia 23 de Novembro de 2010, o Dia da Floresta Autóctone.
Alunos e professores das escolas E.B. do Carregal, E.B da Habitovar, E.B da Ponte Nova e E.B. António Dias Simões plantaram árvores autóctones nas suas escolas.
As árvores foram cedidas pelo FAPAS e distribuídas pelas diferentes escolas pela Câmara Municipal de Ovar que tem um protocolo estabelecido com essa associação.
Foram plantados pinheiros mansos, medronheiros e castanheiros.
Foi um dia especial para relembrar a importância das florestas Autóctones.
Este dia foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se simultaneamente como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, que foi criado inicialmente para os países do Norte da Europa.
Algumas considerações sobre o dia da Floresta Autóctone.
O que é?
Sabes o que quer dizer floresta autóctone? É uma floresta cujas árvores são originárias do próprio território onde habitam. Em Portugal temos o Medronheiro, o Zambujeiro (ou oliveira brava), os Carvalhos, a Azinheira, o Pinheiro-manso, o Amieiro, o Freixo, os Salgueiros, etc.
Onde plantar...
Devemos plantar estas espécies nos jardins e espaços verdes e para reflorestar as zonas queimadas pelos fogos para ficarem verdes e bonitas. Humm... sabe tão bem respirar o ar puro!
Importância da Floresta autóctone
A floresta autóctone está mais habituada às condições climatéricas da região onde vive, por isso, é mais resistente aos fogos, às pragas e às doenças.
Enquanto as árvores exóticas, como são originárias de outro país, são menos resistentes às pragas, às doenças e a períodos longos de calor e chuvas intensas.
Sabias que o eucalipto é uma espécie exótica? É verdade, o eucalipto é originário da Austrália.
Sabias que na floresta autóctone vivem muitos animais? É verdade, esta floresta é a casa de muitos animais como o lince, a águia, o esquilo, o lobo, a cegonha, o coelho.
Também tu ajudaste a preservar estas espécies.
Podes plantar uma árvore autóctone no jardim da tua casa. Vais ver como é giro vê-la a crescer.
E um dia, poderás ver, nos seus ramos, os pássaros a fazerem os seus ninhos e a criarem os seus filhotes.
Sem comentários:
Enviar um comentário