sexta-feira, 18 de maio de 2012

Palestra integrada no ano do Morcego


No dia 2 de maio, os alunos da turma do 5.º I da Escola Básica António Dias Simões assistiram a uma palestra sobre “O Ano do Morcego”, na Biblioteca da escola.
                A palestra foi dinamizada pela Biblioteca Escolar, em colaboração com o grupo disciplinar de Ciências da Natureza, que convidou o Biólogo Mário Rui do Carmo para falar sobre a importância desta espécie protegida.
                Da muita informação que foi veiculada, os alunos desta turma aprenderam que no mundo existem cerca de 1200 espécies de morcegos e 24 delas habitam em Portugal, estando algumas em vias de extinção.
                O morcego é o único mamífero que tem capacidade de voar, apesar de existirem outros que planam. Este animal não é totalmente cego e guia-se pela ecolocação, transmitindo ondas sonoras que, quando encontram um obstáculo, são redirecionadas, o que permite a sua orientação de acordo com o som recebido.
                A sua alimentação é variada – uns alimentam-se de fruta, outros de insetos e três espécies exclusivamente de sangue.
                A palestra foi muito interessante e proveitosa para os que estavam a assistir, porque chamou a atenção para a importância do morcego no equilíbrio do ecossistema, através do controlo das pragas agrícolas, para além do guano (fezes) ser um ótimo fertilizante, pois torna os solos mais férteis.
                A comemoração do “Ano do Morcego” permitiu uma maior sensibilização para a necessidade de proteger esta espécie.
Os alunos do 5ºI


               


                                                                                        

Sem comentários: